PROGRAMAS DE TV E RÁDIO SOBRE PLÁGIO E DIREITOS AUTORAIS

Brasil das Gerais
A jornalista Roberta Zampetti entrevista o especialista em propriedade intelectual, Renato Dolabella Melo; o músico e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Matheus Rodrigues; o doutorando em filosofia, Marco Antônio Sousa Alves; o historiador e cientista político, Públio Athayde. Participação também do compositor Guilherme Nascimento; o professor André Vale, Coordenador Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas; José Renato Carvalho Gomes, chefe INPI-MG; da estudante Alessandra Belo.


UFMGTube - Plágio - Série Educação Científica e Cidadania


Patentes e Desenhos Industriais - Opinião Minas TV
O jornalista Luiz Henrique Freitas entrevista o especialista em propriedade intelectual, Renato Dolabella Melo sobre o lançamento do livro "Patentes e Desenhos Industriais: instrumentos legais para coibir os abusos".


Programa Via Legal
A jornalista Marina Cavechia apresenta o programa e a jornalista Viviane Rosa entrevista o advogado especialista em Direito Autoral, Cláudio de Barros Goulart; estudantes universitários; o professor de Física da UnB, Demétrio Filho; a professora de Bioética da UnB, Débora Diniz; o estudante de jornalismo, Ronan de Souza Nascimento;


Justiça em Questão
Entrevista com o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Raimundo Messias Junior.
18/06/2012 - JQ - Ensino Superior (Nota Introdutória) - parte 1/5


Programa "Sala de Imprensa" da TV ALMG (Assembléia Legislativa de Minas Gerais)
Gisele Antonioli entrevista o advogado Luis Felipe Silva Freire, presidente da Comissão de Informática, Direito Eletrônico e Crimes eletrôiicos da OAB/MG e os jornalistas Heraldo Leite, consultor de comunicação e Márcio Fagundes, blogueiro.


TV Justiça - Saber Direito
Com o Prof. Antônio Carlos Morato, professor de Direito Autoral com a participação das alunas: Polyana Gisele de Paula; Milena Karen Milanez; Maria da Guia Lisboa.

Fantástico - Indústria de trabalhos escolares prontos fatura alto com plágio
A repórter da TV Globo, Sônia Bridi, entrevista professores, estudantes. Entrevista também empresas que vendem trabalhos acadêmicos. Para assistir à reportagem editada em 28/08/2008 e atualizada em 01/09/2011, clique aqui.


Justiça em Questão
A jornalista Fernanda Miguez entrevista os advogados especializados em direitos autorais Hildebrando Pontes Neto e Renato Dolabella Melo; o professor da Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Branco; a cantora Marina Machado; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Antônio Carlos de Oliveira Bispo.


LNGBER - DFTV 1ª Edição
Os jornalistas Leonardo Ribbeiro e Felipe Trigueiro entrevistam o Presidente do Tribunal de Ética da OAB/DF, Claudismar Zupiroli e a Profa. Débora Barin da UnB.


TV Justiça
Quadro "Direito Comparado", a jornalista Mara Martinez entrevista o advogado Luciano Andrade; a professora de bioética da UnB, Débora Diniz; estudantes.


Programa "Cidadania" da TV Senado
O jornalista Armando Rollenberg entrevista o advogado cearense e Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/Ceará, Ricardo Bacelar.


Entrevista TV ALMG
Os reflexos das mudanças na legislação americana sobre pirataria na internet. O jornalista Fernando gomes entrevista Ivan Moura Campos Doutor em Ciência da Computação e Bernadro Grossi, advogado especialista em direito e tecnologia da informação.


Rádio UFMG Educativa - Ciência e Tecnologia.
Reportagem sobre evento que aborda a ética na pesquisa científica.
Ouça na íntegra a reportagem de Vitor Abdala da Rádio Agência Nacional do Rio de Janeiro


Rádio UFMG Educativa - Ciência e Tecnologia.
Reportagem fala sobre ética em pesquisa e comenta o caso do professor da USP demitido por plágio, além de falar, brevemente, sobre a história dos direitos autorais e traz uma reflexão sobre a produção científica atual.
Ouça na íntegra a reportagem de Paula Alkmim.


Programa "Grande Debate" da TV "O Povo" (CE)
Entrevista intitulada "Plágio em Trabalhos Universitários". Participação de Ricardo Bacelar, advogado cearense e Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/Ceará; Márcio Correia, pesquisador do Laboratório de Segurança da Informação da Universidade Federal do Ceará; Java Machado, Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará; Profa. Mônica Tassigny - Doutora em Educação pela UFC.


Repórter Rio
Neise Marçal entrevista o professor Guilherme Nery e o estudante Leandro Araújo


Jornal Hoje - Saiba como funciona o mercado ilegal de venda de monografias
O repórter da Globo, Walace Lara, entrevista: Prof. Dirk Boehe, Coordenador em Administração do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa; José de Araújo Novaes Neto, Presidente da Comissão de Direito da Propriedade Imaterial da OAB - SP; Profa. Priscila Borin Claro, Professora do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa.
Para assistir à reportagem, clique aqui.


Série TV Brasil
Entrevista com Ronaldo Bastos, compositor; Sydney Sanches, Presidente da Comissão de Direito Autoral da OAB; Ronaldo Lemos, Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV/RJ; Jorge Costa do SOCINPRO (Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais); Oona Castro, Lider de Projeto do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV/RJ;

Entrevista com Ronaldo Lemos, advogado e representante da Creative Commons no Brasil