EDUCAÇÃO: UM INVESTIMENTO


O plágio pode ser o resultado de uma Educação de péssima qualidade. E isso pode ser responsabilidade da universidade, se esta não se compromete com um ensino de qualidade, em todos os aspectos, inclusive na redação de textos técnico-cientificos.

Instituições distribuidoras de diploma não ligam para o plágio. Pelo contrário, o plágio ajuda estudantes despreparados a cumprir as metas desejadas sem dar muito trabalho para os professores: o estudante copia e cola, o professor finge que não vê o plágio e dá a nota... Tarefa cumprida, nota ganha dali, salário ganho daqui, formação comprometida de lá. Mas esta última não foi registrada porque o registro é o trabalho plagiado e o fato abafado.

Muitas pessoas buscam as universidades para receberem um diploma — ou deveria dizer "diproma" — no final do curso. Estas pessoas não compreendem que a Educação é um investimento. Este investimento pode melhorar a condição financeira mas isso depende de quanto dinheiro uma pessoa tem, do curso que ela faz e da área em que ela vai trabalhar. Por exemplo, se um milionário faz Pedagogia e passa em um concurso para dar aulas em uma escola pública, sua condição financeira vai piorar.

Investimento em Educação significa mais do que dinheiro. Embora ninguém viva de vento, poucos são os ricos. Então, criar grandes expectativas é, muitas vezes, sonhar alto demais. Com os pés no chão, é preciso avaliar também outros ganhos que o acesso à Educação oferece.

O primeiro deles é o conhecimento. Sim, todo tipo de conhecimento. Até aqueles que, erroneamente, são chamados de "conhecimento inútil". É através do conhecimento que as pessoas desenvolvem opções diferentes de interpretar e intervir no mundo que as cerca. Por que isso é importante? Porque sem esta possibilidade, a realidade das pessoas ignorantes é determinada pelas pessoas que sabem. Por isso é que em ditaduras livros são queimados e autores, exilados ou até mesmo assassinados: para garantir a subserviência  dos ignorantes.

O segundo deles é exercer um direito. A nossa Constituição Federal diz que a Educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família. Como será a interpretação dada para este direito pelos estudantes que plagiam e pelas instituições de ensino que são coniventes com esta prática antiética e ilegal?

O terceiro ganho proporcionado pela Educação é a qualificação profissional: poder exercer uma profissão corretamente, sabendo seus deveres e direitos.

Obviamente, não listei todos os benefícios do acesso à Educação. Mas, certamente, um diploma não é sempre um benefício. Se fornecido de forma fácil e irresponsável, então é um enorme prejuízo. É uma situação que chega a ser triste, como quando vemos uma pessoa analfabeta assinar um contrato que a prejudica mas que ela não tem como saber porque não sabe ler.

Definitivamente, as instituições de ensino não são distribuidoras de diploma. E, se há instituições deste tipo, que justificam a prática dizendo que tem que cumprir índices do Governo, é porque não tem coragem de lutar por uma Educação de qualidade.

Não aceite sair da universidade com um "diproma": valorize sua capacidade de aprender.



Autoria: Alessandra Belo
2012